sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Blog Saga Literária

Em Beco da Ilusão Mallerey Cálgara nos apresenta a história de Yidish, uma garotinha que tem nove anos que mora com seus irmãos e pais em Kanobat na Bulgária. Tudo muda na vida de Yidish quando seu pai recebe de herança uma gráfica e com isso eles se mudam para Berlim, em 1931, anos antes de eclodir a Segunda Grande Guerra Mundial. 

Na nova cidade, a pequena Yidish conhece um local que a fascina, pois descobre sua paixão pelo ballet, ela se encanta com tudo que vê e acaba ficando envolta em problemas e enrascadas. É nesse teatro em que ocorrem apresentações de ballet que ela conhece Anton, ele é filho de um dos seguranças, assim como conhece Erdmann, primo de Anton.

"Berlim agora não era para mim só uma cidade encantadora, mas havia se tornado a melhor cidade do mundo. Ela havia me apresentado o balé." p. 25.

Com o tempo uma bela amizade floresce entre os três jovens, juntos eles se divertem e dividem bons momentos. Contudo essa felicidade dura pouco, os anos passam e o Partido Nazista com toda a sua perseguição aos judeus ganha força. Adolescente, Yidish sofre com toda a sua família, restrições são impostas aos judeus e sua família passa a viver quase sempre trancada, com medo e receios, temendo pelo pior. Uma das poucas felicidades que ainda tem é a companhia de Anton, o que ameniza a vida sombria que vai levando.

"A alegria em nossos corações foi reduzida, fazendo-me questionar se poderíamos ser felizes novamente. O que mais roubariam de nós?" p. 60.

Um certo dia, sua casa é invadida por soldados nazistas, a adolescente é separada de sua família e enviada para um campo de concentração. Yidish repleta de temores, teme que nunca mais possa ver as pessoas que ama, ainda sofre os horrores que os nazistas implicam aos judeus. Porém, o que a garota não sabe é que o destino vai fazer com que figuras do passado voltem a cruzar a sua vida. Antes que possa encontrar algumas pessoas importantes em sua vida, Yidish passa por privações e provações terríveis, algo que transformará a sua vida e personalidade.

"À medida que os meses se transformaram em anos, a centelha da esperança que o meu salvador viria me resgatar foi diminuindo." p. 97.

Opinião: Beco da Ilusão é narrado em primeira pessoa e Mallerey apresenta ao leitor uma trama muito bem desenvolvida, impressionando com uma ambientação perfeita. A autora consegue transmitir de forma consistente e com muita nitidez o período nefasto e histórico da Segunda Grande Guerra Mundial em que a obra se ambienta.


A história apresentada pela autora é cativante e envolvente, nos presenteia demonstrando a história e toda a força de Yidish, que em um período terrível de sua vida, jamais abandonou a esperança diante de toda a desumanidade e covardia praticada aos judeus durante o período que Hitler liderou a Alemanha Nazista.


Esse é um drama histórico imponente, que nos faz refletir sobre a brevidade da vida, a falta de amor ao próximo, as atrocidades que o ser humano pode cometer ao outro, sobre também tudo o que fazemos da nossa vida e que podemos melhorar, além de nunca perder a esperança. 


O final do livro me deixou sem palavras, são diversos sentimentos que a autora consegue despertar no leitor. Mallerey surpreende com o desfecho da obra de forma sensacional. Recomendo a leitura de Beco da Ilusão, é um livro intenso e emocionante, que abala nossas estruturas.

A edição está impecável, o livro tem diversos detalhes, desenhos, imagens da época e também citações de Adolf Hitler. Outro detalhe importante são as notas explicativas e alguns acontecimentos históricos que apareceram durante o livro, detalhes esses que enriqueceram a obra. A diagramação está perfeita, a fonte está em tamanho confortável e a obra ainda tem as folhas amareladas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário